Sábado, 16 de Agosto de 2025
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), sancionou a lei municipal nº 5.395/2025, que autoriza a inserção do programa extracurricular “Autismo na Escola” no ensino fundamental da rede municipal. A medida foi publicada no Jornal Oficial dos Municípios (AMM) nesta segunda-feira, 28. A iniciativa partiu da Câmara Municipal, por meio do vereador Caio Cordeiro (PL).
Segundo Flávia Moretti, a medida busca ampliar a conscientização e promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas. “Buscamos, de todas as formas, criar um Município mais inclusivo, ainda mais dentro de um serviço tão essencial como a educação. A inclusão, tanto para mim, quanto para o vice-prefeito Tião da Zaeli, é uma política de justiça social”, declarou a prefeita.
Acolhimento ampliado
A assessora especial de Políticas de Inclusão do Município, Priscila Lima, destacou que já participou do projeto em nível estadual e considera a nova legislação um avanço importante. “Fico feliz em saber que nosso Município, agora, também terá a implantação desta legislação que é tão importante para as crianças autistas. Participei do projeto palestrando em escolas estaduais sobre o autismo. Essa lei ajudará a estas crianças a terem ainda mais acolhimento, aprendizagem e desenvolvimento integral, claro além orientar os outros alunos sobre o TEA, assim tornando um ambiente acolhedor para todos”, afirmou.
A legislação também prevê que o programa poderá ser estendido à rede particular, por meio de convênios ou termos de cooperação técnica firmados pela Prefeitura.
A idealizadora do projeto Autismo na Escola, Érica Rezende Barbieri, psicóloga, psicopedagoga e mãe de crianças autistas, celebrou a sanção da nova lei com emoção. “Saber que o projeto Autismo na Escola será implantado em Várzea Grande é a realização de um sonho que nasceu da minha vivência como mãe de filhos autistas, e do meu trabalho como neuropsicóloga. Esse passo representa muito mais do que cartilhas e palestras, é abrir espaço para o acolhimento, a escuta e o respeito dentro das escolas. É sobre garantir que sejam vistas, compreendidas e valorizadas como são. Que essa semente plantada floresça e transforme muitas histórias, obrigada pela disposição em multiplicar esse Projeto”, declarou Érica.